sexta-feira, 12 de setembro de 2008

DRAMATIZAÇÕES PARA SALA DE AULA

O CORPO HUMANO EM CENA II
AUTORA LUCIANA ANDRADE BELMONTE
TEMA: CORPO HUMANO –SISTEMA NERVOSO, DIGESTÃO, RESPIRAÇÃO, CIRCULAÇÃO E EXCREÇÃO.

PARTE 01

Alguns personagens do ano passado colaboram com a abertura do CORPO HUMANO EM CENA II. Os personagens principais do ano passado serão convidados especiais da turma 2006.

CÉREBRO: Nossa pessoal! Um ano se passou desde que estivemos por aqui em carne e osso orientando as crianças do Colégio Futuro sobre os cuidados que devem ter com o corpo.

BOCA: Pois é UM ANO!!!!!! Mas, parece que por aqui não mudou muita coisa não. O que tem passado por mim demonstra que as crianças ainda não aprenderam noções básicas de alimentação saudável.

ESTÔMAGO: Eu sei bem do que esta falando boca. Volta e meia tem crianças passando mal porque ainda não aprenderam que o corpo precisa de cuidados especiais

PULMÃO: Agora mesmo, com a chegada do inverno, todo dia as professoras sente falta de alunos em todas as séries. As crianças ficam doentes com muita facilidade.

OUVIDO: Eu ouvi falar que é uma tal de virose. Ninguém sabe ao certo como ela chega só se sabe que os sintomas são arrasadores.

CORAÇÃO: Realmente a situação é preocupante. Eu sofro com tudo isto. Quero muito que fiquem felizes e saudáveis. Assim eu posso pular de alegria. Afinal de contas, a alegria é muito romântica.

CÉREBRO: Ah não coração! Romantismo numa hora destas!!!! O assunto é muito sério. Segundo as últimas estatísticas médicas os problemas de saúde entre as crianças nunca foram tão alarmantes.

BOCA: Tem até uma propaganda na tv que mostra esta realidade. Um médico falando como se fosse de um adulto quando na verdade é de uma criança com um monte de problemas de velhos

CEREBRO: Bem, sabemos que o problema é sério. Fizemos nossa parte ano passado. Agora é a vez da galerinha da 4ª série 2006. Vou enviar comandos para eles, para que se organizem, pensem sobre o assunto e ajudem a mudar esta realidade

TODOS: Aprovado!!!!!!
PARTE 02

Algumas crianças da 4ª série reunidas em um quarto de criança, com computado, tv, vídeo, cama estante de livros se preparam para estudarem o assunto de Ciências que foi trabalhado no 1ª semestre: CORPO HUMANO, especificamente os Sistemas: nervoso, Digestório, Respiratório, Circulatório e Excretor.
Durante a reunião coisas estranhas acontecem. Os órgãos falam com as crianças e elas ficam atônitas sem entenderem o que está acontecendo.
É um misto de assunto sério com comédia.

Entram as crianças no cenário que é um quarto:

Criança 01 – E ai galera hoje vamos estudar pra valer! Aprendemos muitas coisas interessantes e não podemos deixa-las passar despercebidas. Precisamos aprofundar nossos conhecimentos sempre.

Criança 02 – De por mim, assistiríamos a um filme irado. Esse negocio de estudar sobre Corpo humano não ta com nada. A gente ainda é 4ª série. Deixa isso para os médicos.

Criança 03 – Nada a vê. Exatamente por sermos crianças temos mais facilidade de aprender. Ainda por cima se nos cuidarmos agora, mais tarde não teremos problemas sérios de saúde. Sacou?? Se liga!

Criança 04 – Mas estudamos sobre o Corpo Humano não é só para sabermos os problemas não. Eu mesma fiquei fascinada quando estudamos o Sistema Nervoso. Nunca imaginei que acontecia tanta coisa em fração de segundos.

Criança 05 – Lembra dos exemplos que a por falou? Aquele de quando encostamos o braço em alguma coisa quente não sai da minha cabeça. Tem o de quando furamos o dedo numa agulha também. O que acontece com nosso corpo é coisa de cinema.

Criança 06 – Nem de cinema!!!!! É coisa que só acontece com esta máquina chamada CORPO HUMANO. O homem vai fazer muitas coisas ainda, mas não creio que será capaz de criar algo tão espetacular como o nosso corpo. Agora mesmo enquanto conversamos, quantas coisas estamos fazendo ao mesmo tempo... pensando, falando, respirando, fazendo digestão, piscando, o sangue circulando, o coração batendo... Nossa!!!! Só de pensar dá um nó na cabeça.

Criança 07 – Pois é exatamente na cabeça que tudo acontece.

TODAS – Na cabeça? Como assim?

Criança 02 – Esta até eu sei! O tal do cérebro não fica na cabeça? Pois é, foi isto que ela quis dizer. O cérebro comanda tudo!!!!!!!

De repente as crianças começam a ouvir uma voz que parece vir de dentro de suas cabeças. É o cérebro falando sobre sua função no Corpo Humano.


CEREBRO – Que lugar apertado é este? Aqui no crânio quase não tem espaço para eu me movimentar. Ainda bem que existe a tal da imaginação e eu posso ganhar um pouco de liberdade. Vamos ao que interessa!
No corpo sou o comandante. Sem mim, você nem conseguiria se concentrar nesta apresentação. Faço parte do Sistema Nervoso, juntamente com a Medula Espinhal e os nervos. O Sistema Nervoso se divide em dois: Central e Periférico. Do Central fazemos parte o cerebelo, o tronco encefálico e eu. Do Periférico fazem parte os nervos e a medula Espinhal.
Todos nós juntos somos responsável por sua aprendizagem, seu equilíbrio, suas emoções, sua inteligência e defendemos, com a ajuda dos órgãos dos sentidos, o seu corpo dos perigos do meio externo.
Vê se não esquece mais, ta?

Quando o cérebro acaba de falar as crianças se questionam sobre o que aconteceu:

Criança 08 – Você s ouviram o que eu ouvi? Parece que por uns minutos ouvi meu cérebro falando.

Criança 02 – Eu não disse que estudar demais faz mal. Já estamos pirando! Onde já se viu cérebro falante.

Criança 05 – Eu já tinha lido sobre grilo falante, mas cérebro que Fala... nunca ouvi. Mas...

Criança 04 – Mas o que? O que ouvimos não foi brincadeira não. Nosso cérebro estava falando sim. E tudo que ouvimos foi muito sério. Mesmos que estejamos pirando. Ouvimos uma excelente revisão de tudo que aprendemos.

Criança 01 – Deixa pra lá. Vamos voltar aos nossos estudos. E por fala nisto eu trouxe um vídeo muito legal, que loquei lá no CUCA sobre respiração humana. Mas é um vídeo interativo. Temos que fazer juntos. Vamos lá?

Criança 03 – E como estamos num teatro, o público também vai participar. Combinado? Então levantem-se todos e façamos o que o vídeo ordenar.
Este momento deve ser de descontração total. Todos se envolvem com o vídeo.


Assim que acabar a exibição do vídeo as crianças retomam o bate papo.

Criança 06 – Viram como ficou o coração. Agitadíssimo!!!!!

Mais uma vez ouvem os órgãos do corpo falando. Desta vez o coração e o sangue.

SANGUE - Calma coração, não precisa acelerar tanto. To ficando tonto nesse vai e vem!!!

CORAÇÃO - Não posso parar agora as crianças agitaram o corpo. Pularam muito e, assim, eu bato mais rápido e bombeio você com mais força. Se eu parar agora as crianças morrem. E morte não é nada romântico!!!

SANGUE - Eu sei disto. Também sei que esta agitação toda é porque as crianças liberaram mais energia e, portanto, precisam de mais nutrientes no corpo. E como sou eu que faço o transporte dos nutrientes esta agitação toda é muito saudável.

CORAÇÃO – Eu bombeio o sangue e o sangue transporta os nutrientes para os outros órgãos! Que romântico!!! Ah, sangue, sua inteligência me enche de emoção. Agora já to mais calmo. E tenho plena certeza de que o público também está. Não é pessoal? (pergunta para a platéia)

SANGUE – Basta coração! Também não vai exagerar! Tudo seu é romântico. Vê se continua me bombeando que vamos voltar para o corpo agora.

CORAÇÃO – Já? Isto não é romântico!!!!

Os dois saem e as crianças mais uma vez se questionam:

Criança 06 - Assim não é possível. Agora ouvi claramente o coração e o sangue falando.

Criança 07 – Bem pessoal, acho que estamos precisando dá uma paradinha nos estudos. Que tal um lanche?

Criança 01 – Mãeeeeeeeeee! Traz o lanche agora, por favor. Vamos comer aqui mesmo.

VOZ DA MÃE – Ta filhinha, já preparei a bandeja. To levando!

MÃE – Olá crianças, trouxe bastantes frutas e um suco maravilhoso.

Todas as crianças fazem cara de nojo. Algumas colocam o dedo na garganta, num gesto de vômito.

Criança 07 – Valeu tia! Pode deixar ai.

MÃE – vou para a sala, se precisarem podem me chamar. Bons estudos!!!

Assim que a mãe sai todos abrem as mochilas e retiram de dentro lanches nada saudáveis: salgadinho, refrigerante, biscoito recheado, chocolate, frituras e outras “besteiras”.

Criança 04 – Criança prevenida vale por mil! Já sabemos que as mães amam oferecer frutas, sucos, verduras, legumes. Eca! Ninguém merece!!

Criança 05 – Rapaz, como é que trocamos um big sanduba por uma maça? Nada a vê!!!

Criança 02 – Agora eu discordo!

TODAS – fala do contra!!!

Criança 02 – Já fiquei mal certa vez por conta destas guloseimas que tanto valorizamos. Daquele dia em diante, meu estômago reclama sempre que como besteira. Vocês não sabem o mal que a ingestão constante destes alimentos causa! A pessoal fica muito mal. Como o caso do garoto da propaganda que passa na TV. É sério!!!

TODAS – Sim doutor!!!! (Todos sorriem e comem)

De repente ouvem seus órgãos conversando mais uma vez:

BOCA: Ai, ai, ai. Lá vem besteira!!! Olha só o que eu estou mastigando e salivando Estômago. Vou transformar tudo em bolo alimentar e você está frito para digerir tanta coisa ruim. ECA. Sinto nojo disso tudo.

ESTÔMAGO – É boca, você tem razão, estas crianças vão ter problemas de saúde mais tarde. Deste jeito que comem e o que comem, não tenho condições de realizar um processo de digestão adequado.

BOCA – É o que vivo dizendo: comer é bom, mas faz uma sujeira em mim. Ainda mais quando tem corantes, gorduras e açúcar. Fico colorida, peguenta. Ai, Boca nenhuma merece!

ESTÔMAGO – E eu então, fico todo doido. Depois até o Ânus sofre com isto. Cada dia é maior o número de criança com constipação intestinal.

BOCA – Constipação o que? Quase mordo a língua pra falar esta palavra.

ESTÔMAGO: Vamos embora, faladeira! Deixa que o doutor explique isto!

Neste instante entra um médico para explicar os problemas de saúde nas crianças referentes a uma alimentação inadequada.
Neste instante entra um médico para explicar os problemas de saúde nas crianças referentes a uma alimentação inadequada.





Assim que o médico falar as crianças tomam seu estado normal e retomam os estudos:

Criança 08 – Agora foi demais! Boca e estômago batendo papo?!!

Criança 07 – Demais é pouco! Eu estou achando tudo isto uma loucura.

Criança 03 – Já pensou se todos os órgãos resolvem falar, na frente de tanta gente? O ânus, por exemplo. Ainda bem que ele não quis argumentar quando o estômago citou seu nome.

Criança 04 – nem fala nisto. Que lindo, a gente com o bumbum pra cima para que ânus fale. Rapaz, que situação!

Criança 02 – É por isto que sugiro que paremos de estudar e assistamos um filme.

Criança 01 – Nada disto!!! Vamos terminar nossos estudos. Só estão faltando dois sistemas: respiratório e Excretor.

Criança 05 – Sobre o Sistema Respiratório estudei bastante e posso falar um pouco sobre isto. (de repente a criança começa a espirrar, sem parar). Nossa, não entendo o que está acontecendo. (no mesmo instante todas começam a espirrar e a esfregar o nariz).

Criança 06 – O que está acontecendo conosco? Nossa! Meu nariz parece que vai sair da cara.

NARIZ – Parece que vou sair não já saltei fora. Vê se param de me apertar e me esfregar. Ninguém merece. Já não basta quando tiram meleca na sala de aula e colocam embaixo da cadeira. Estão espirrando porque eu estava me mexendo para poder vir aqui dá minha contribuição neste estudo. Mas, não estou sozinho não. Os pulmões vieram comigo. Não trabalhamos separadamente.

PULMÕES – É isto mesmo Nariz. Fazemos uma ação conjunta. Você absorve o ar do ambiente e eu trato de purifica-lo para que o corpo se mantenha saudável.

NARIZ – Saudável é o que não temos sido ultimamente. Neste tempo frio as crianças adoecem muito. E o nosso sistema é o mais atingido.

PULMÔES – Mas não é só por conta do tempo não. As crianças vacilam e ingerem muitos alimentos gelados. Tem um tal de gelado que me assusta. Quando elas acabam de chupa-lo quase que preciso de um cobertor da Campanha Aqueça Seu Irmão para me livrar do frio.

NARIZ - Deixa de gaiatices. Acredito que demos nosso recado. Vamos voltar agora se não as crianças vão morre sufocadas; com falta de ar. (sorriem e saem de cena)

Quando os órgãos saem as crianças caem em si e percebem que estão seno vítimas de uma brincadeira. Alguém ta aprontando com elas.
Criança 01 – Já entendi tudo. Alguém armou tudo isto para que aprendêssemos mais sobre o que estamos estudando.

Criança 02 – mas quem faria uma brincadeirinha assim?

Criança 03 – Não sei não! Ainda não penso que é brincadeira. Já to ficando é assustada!

Criança 04 – Está com medo é? Fica calma! Deixa que eu protejo você de você mesma. Afinal foram seus próprios órgãos que resolveram se rebelarem. Hehehe.

Criança 05 – Deixem de gracinhas e vamos acabar logo com este estudo. Depois vamos para nossas casas e ficará tudo bem.

Criança 06 – (dá um susto nas demais) Calma pessoal foi só uma brincadeirinha.

TODOS – Engraçadinho (zoam com ela)

Criança 07 – Acato a opinião da colega. Vamos terminar logo com isto. Falta o que mesmo?
Criança 08 – Sistema Excretor. O qual é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
Criança 01 – Pára, pára de falar!!! Já pensou se a bexiga, os, e sei lá mais o que resolvem falar.

Criança 02 – Isto sem se falar no pênis e na vagina que é por onde a urina é lançada no ambiente. Ninguém merece!!!

Criança 03 – Bem pessoal! Acredito que fizemos um bom estudo hoje. Revisamos muitas coisa e aprendemos outras novas.

Criança 04 – Principalmente no que se refere aos cuidados que precisamos ter com nosso corpo.


De repente a mãe chama a filha e diz:


VOZ DA MÃE - Filhinha, vem vê quem está aqui!! A Doutora Saúde

Criança 01 – Pede pra ele entrar mãe, crio que ele tem muito para contribuir com nossos estudos.

VOZ DA MÃE – Ele ta entrando filha.

DOUTORA – Olá crianças estudiosas, vejo que tiveram um dia produtivo e cheio de surpresa.

Criança 05 – Como sabe disto?

Criança 06 – Não me diga que... não posso acreditar.

DOUTORA – Garota esperta! Sentem ai que explicarei tudo. Quando sua mãe soube que iriam se reunir para estudar ciências resolveu me comunicar para que eu pudesse vir até aqui tirar dúvidas e ajuda-los. Assim que ela me fez o convite aceitei na hora e decidi que traria minha companhia de teatro que atua nos hospitais infantis para fazer uma apresentação para vocês. Ai...

Criança 07 – mas e as sensações que tínhamos? Pareciam tão reais!!!

DOUTORA – É que vocês são crianças e o mundo de vocês é recheado de imaginação. Como não sabiam ao certo o que estava acontecendo, embarcaram na fantasia e viveram um dia inesquecível. Mas não acaba por ai não. Eu tenho mais surpresa. Trouxe meu grupo de coreografia e ele vai se apresentar para você com uma música que fala de tudo que aprendemos.


De repente até a doutora se surpreende. O coração fala:


CORAÇÃO - Música?!! Fico tão feliz com música. Isto na é romântico???

Criança 08 – E agora doutora, com explica isto?

DOUTORA – Bem... (se enrola toda). Deixa pra lá. Talvez o corpo fale mesmo. Então fiquemos todos atentos. Eu, vocês e este público maravilhoso! Som na caixa!!!!

Entra o grupo de coreografia faz a apresentação e todos se despedem do público.



AUTORA: LUCIANA BELMONTE
JUNHO DE 2006

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