sexta-feira, 12 de setembro de 2008

DRAMATIZAÇÕES PARA SALA DE AULA

O CORPO HUMANO EM CENA I
AUTORA: LUCIANA ANDRADE BELMONTE
TEMA: CORPO HUMANO - DIGESTÃO, RESPIRAÇÃO, CIRCULAÇÃO E EXCREÇÃO.


CÉREBRO: Bem, vamos dá início a nossa reunião extraordinária. Acredito que todos os interessados já se fazem presentes.

BOCA: Acho bom começar logo. Não posso ficar aqui calada só ouvindo. Esse papel não é meu.

ESTÔMAGO: Vê se fica calada. Esta reunião é necessária. Tenho sofrido muito ultimamente.

PULMÃO: Só você? E eu o que digo?Parece que pensam que sou feito de pedras, ou sei lá do que.

RINS: Por falar em pedras, acho que esta reunião demorou muito para acontecer. Afinal, precisamos nos impor e mostrarmos o nosso valor e a importância de sermos bem tratados.

CORAÇÃO: Ah! Eu fico muito emocionado com esta situação. Sofro muito com o sofrimento de vocês. Mas hoje sairemos daqui com uma solução.

CÉREBRO: É isso mesmo. Vejo que todos concordam que precisamos conscientizar todo o corpo de que são necessárias mudanças urgentes em muitos hábitos humanos.

TODOS: Hábitos humanos!!!!!

CÉREBRO: Isso mesmo. E, para começar mostrarei algumas situações que explicam o que quero que compreendam.

SITUAÇÕES DE ALIMENTAÇÃO INADEQUADA. CRIANÇAS NO SHOPPING COMENDO MUITO. BEM GORDINHAS. EXAGERADAMENTE

ESTÔMAGO: Ai, ai, ai. Estou passando mal. Não sei o que fazer com tanta gordura, tanto açúcar, conservantes, corantes... ECA! Acho que vou vomitar.

CÉREBRO: Calma, estômago. Não atenderei aos seus estímulos de vômito. Controle-se.

BOCA: O controle é com você cérebro. Mesmo assim agradeço por evitar o vômito. Sinto tanto nojo e ainda fico toda suja...

CEREBRO: Viram como o problema é sério?

TODOS: (Concordam emitindo sons de afirmação.)
CIENTISTA: Falando sobre obesidade.

ENTRAM DUAS ALUNAS BEM MAGRINHAS, ACHANDO QUE ESTÃO GORDAS. ALGUÉM OFERECE COMIDA E ELAS RECUSAM DE FORMA EXAGERADA.BOCA: Mas não podemos esquecer de um outro extremo. Têm pessoas que fogem da comida. São quase esqueléticas e ainda se acham gordas.

ESTÔMAGO: Não sei o que elas pensam. Acham que sou capaz de produzir alimento sozinho? Desse jeito vão acabar me matando.

BOCA: Você quer dize: se matando.!

CÉREBRO: E o pior é que nem eu resolvo o problema nesse caso. Envio mensagens alertando sobre os riscos que correm; de que estão frágeis. Mas não me dão ouvidos.

CIENTISTA: Falando sobre bulimia e anorexia.

PULMÃO: Que tal mudarmos o ar da conversa. Também tenho sofrido muito. Especialmente neste tempo frio, o sistema respiratório acaba sendo atingido de maneira intensa.

CÉREBRO: Aceito seu estímulo e mudo o rumo da conversa. Para isso vamos assistir algumas cenas que registrei e que mostram os problemas que atingem o sistema respiratório.
CENAS DE CRIANÇAS TOMANDO GELADO, CRIANÇAS COM ASMA. BRINCANDO COM ANIMAIS E BICHOS DE PELÚCIA.

NARIZ: (SEMPRE ESPIRRANDO) Eu que o diga. Não agüento mais tanta irritação. Essas pessoas parecem que não têm amor por elas mesmas.

CORAÇÃO: Amor? Quem falou em amor? Fico tão emocionado.

TODOS: Zoam do coração.

CÉREBRO: Menos coração. Se não fosse o seu excesso de emoção os adultos agiriam mais com a razão e as crianças não passariam por tantos problemas. O pior é que hoje as crianças fazem o que querem e poucas vezes ouvem os adultos. Mas isso é outra história. Vamos assistir, agora, uma apresentação musical que mostra alimentação e hábitos que prejudicam a saúde de todo o corpo.
PRIMEIRA COREOGRAFIA

OBS.: Todos os personagens dançam nos lugares que estão. A idéia é que se movimentem muito.

SANGUE: Nossa, que agitação! O coração ficou acelerado e eu acabei circulando mais rápido. Isso aumenta a energia indispensável ao organismo. Afinal de contas eu sou o transporte dos nutrientes.

CIENTISTA: Explicando o que acontece quando nos agitamos. Convidar a platéia para fazer o teste dos pulos. Fita do CUCA.

VEIAS: Nesse movimento todo, acabo conduzindo o sangue distribuído pelas artérias em todas as partes do corpo até o coração.

ARTÉRIAS: Já nós. Conduzimos o sangue do coração para todas as partes do corpo.

RINS: Ai nós entramos.

BOCA: Como assim? Não estamos falando de sistema circulatório?

TODOS: Cala a boca, boca!

RINS: Será que você ainda não entendeu que somos um só corpo e que estamos todos interligados?

CORAÇÃO: Todos somos um.... que romântico!

TODOS: Zoam do coração.

BOCA: Então fala ai, o que os rins têm a ver com o sangue?

RINS: Bem, nós funcionamos como um filtro que retira, do sangue, as substâncias tóxicas. Assim o sangue chega a todas as partes do corpo apenas com os nutrientes e o oxigênio.

BOCA: E o que acontece com as impurezas que vocês filtram?

BEXIGA: Essa deixa que eu respondo. As impurezas tóxicas em excesso formam a urina que, dos rins, desce pelos ureteres até chegar em mim – a bexiga. Em mim ela fica armazenada até que eu fique cheia. Quando fico cheia mando estímulos nervosos para o cérebro e surge a vontade de urinar – fazer xixi.

URETRA: Calma! Até parece a boca. Quase não pára de falar. Preciso explicar que antes de fazer xixi a urina passa por mim – a uretra. Só depois é que é eliminada ou pelo pênis – nos meninos, ou pela vagina – nas meninas.

RINS: Agora você entendeu, boca? Talvez se falasse menos...

BOCA: Entendi, engraçadinho. Mas, eu tenho outra dúvida.

CÉREBRO: Essa não. Já sei o que você vai perguntar.

BOCA: A urina eu já sei como é expelida do organismo. Mas..., e as fezes?

ÂNUS: Saem por mim. Sou o ânus. Tenho a mal cheirosa, porém importantíssima missão de expelir as fezes.

NARIZ: Mal cheirosa não, fedorenta mesmo. Eu que o diga.

CÉREBRO: Bem, acredito que chegamos a um denominador comum. Agora compreendemos que todos dependemos uns dos outros e, que, para que o corpo funcione de maneira saudável, todos precisamos trabalhar harmoniosamente para o bem-estar do organismo.

CORAÇÃO: Dependência, harmoniosamente, bem-estar. Que palavras românticas.

BOCA: Basta coração! Será que sua função no corpo é apenas emocional? Será que dá para parar de repetir...

TODOS: Que romântico!!

CORAÇÃO: É claro que não sou apenas emoção. Desempenho, no corpo, uma missão muito importante. Produzo a força que bombeia o sangue pelo interior dos vasos, fazendo com que ele circule por todo corpo. Sem a minha força vocês não funcionariam. Afinal todos vocês precisam de sangue. Isso também não é romântico?!!!!!

TODOS: Que romântico!!!!

DE REPENTE ENTRA A PELE CORRENDO ATRASADA

PELE: Esperem por mim. Estava tomando sol e me atrasei para a reunião. Quero dizer que também sou importante. Afinal sou eu que protejo todos vocês e muitas outras partes do corpo.

BOCA: Por falar em proteção. Você se protegeu no banho de sol?

PELE: Claro. Eu sempre uso protetor solar.

CÉREBRO: Caros órgãos e seus respectivos sistemas, que fique claro que uma alimentação saudável, entre outros cuidados, já resolve muitos dos problemas que apresentamos aqui, favorecendo a manutenção de um corpo bonito, forte e saudável. E por falar em alimentação, já estou recebendo estímulos nervosos do estômago (o estômago cutuca o cérebro) e, portanto, quero finalizar esta reunião com um alerta musical.
CORAÇÃO: Mais música! Fico tão feliz com música...

SEGUNDA COREOGRAFIA: ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS SAUDÁVEIS.

CÉREBRO: Ordeno que todos voltem ao trabalho. Reunião encerrada.

DESPEDIDA DO PÚBLICIO E DISTRIBUIÇÃO DE FRUTAS.

Um comentário:

PROFESSORA BETHE disse...

Muito bom e bonito seu blog!!!Parabéns!!! Sucesso! Beijos,

Elizabete Bastos